10 Vantagens de ter um site para o sucesso de sua empresa: Saiba como ter um site pode contribuir para o aumento na conversão de vendas, atrair o público-alvo, conquistar uma posição de destaque no mercado, entre outros, aqui neste artigo!
Você já ouviu a frase “se você não está na internet, você não existe”? Bem, há alguma verdade nessa frase.
Hoje em dia, se o seu negócio não estiver presente online e ter um site onde qualquer pessoa possa ver as informações sobre seus produtos ou serviços, sua marca simplesmente não existirá no mercado.
Pense por um momento. Se alguém vem até você promovendo sua marca, qual é a primeira coisa que você faz?
A resposta, com certeza, é: procura no Google para investigar quem são e o que fazem e, se não encontrar, começa a duvidar da qualidade desse produto ou serviço, pois parecerá que não é um produto ou marca conhecido no mercado.
Mesmo que haja perfis em redes sociais, a credibilidade que de ter um site proporciona para uma empresa é muito maior.
Conteúdo do artigo
Vantagens de ter um site para o sucesso de sua empresa
A seguir, confira as principais de vantagens que um site proporciona e como ele influencia no sucesso de seu negócio:
1 – Um site é o cartão de visita do seu negócio
Pois bem, o mesmo acontecerá com você se você não tiver um site otimizado com todas as informações que as pessoas procuram. Você está perdendo oportunidades de vendas.
O que você precisa para ter um site?
- Domínio e Hospedagem
O domínio é o nome do seu site. Um nome de domínio é o “endereço de internet” que possui uma determinada página web, por exemplo: http://www.tudominio.com.br. Este nome deve ser único.
Além disso, você precisará de uma hospedagem que seja o servidor no qual este site será hospedado. Na internet, você pode obter milhares de provedores, mas é preciso prestar muita atenção à capacidade que eles oferecem, quão bom é o suporte e, claro, o preço.
- Desenvolvimento da página web
Aqui você pode passar horas, dias ou até semanas procurando um design ou escolhendo um template para o seu site. O melhor é consultar um profissional para recomendar que tipo de site você precisa de acordo com os objetivos da sua empresa. Seu site pode ser:
– Institucional (informações institucionais)
– OnPage (página de destino)
– E-commerce (loja online)
Tenha em mente que para ter um site você precisa investir. Não veja isso como uma despesa. Tire essa ideia falsa da sua cabeça. Se fizer isso direito e tirar o máximo proveito do seu site, poderá lucrar muito.
- Disponibilidade 24 horas todos os dias do ano
As pessoas não precisam mais esperar que sua empresa abra em um determinado horário ou que você acorde para entrar em contato com você. Através dos formulários de contato em seu site, eles podem contatá-lo por e-mail a qualquer hora e em qualquer lugar do mundo.
2) Novos mercados, mercado global.
Você não precisa se limitar a oferecer seus produtos ou serviços apenas para o país onde mora, seu mercado é o mundo. A maravilha da Internet é que ela permite que você alcance pessoas em qualquer lugar do mundo.
3) Mostre seu trabalho
Um site dá-lhe a possibilidade de mostrar o seu trabalho ao público. Você pode postar seu portfólio se for empresário/freelancer/autônomo, ou montar uma loja online (e-commerce) se oferecer produtos físicos ou digitais (download de arquivo).
4) Construa confiança e segurança
Quando as pessoas veem seu trabalho e têm informações sobre quem você é, gera mais confiança e profissionalismo. Lembre-se que a ideia é converter esses visitantes da sua página em potenciais clientes.
5) Todas as respostas em um só lugar
Se você recebe consultas sobre os mesmos temas diariamente, com um site você tem a possibilidade de criar uma seção de perguntas frequentes e resolvê-las. A partir de agora, em vez de ter um site que repetir a informação várias vezes, basta enviar o link e pronto.
6) Crie sua própria loja online
Quer você ofereça produtos físicos ou digitais (livros, ebooks, cursos) você pode criar uma loja online em sua página e gerenciar todas as suas vendas.
7) Crie um banco de dados
Com uma boa estratégia, ter um site não servirá apenas para fornecer informações, mas você também poderá criar formulários de assinatura onde as pessoas concordam em participar de sua lista de e-mails e, assim, você poderá enviar futuras campanhas de e-mail marketing anunciando novidades sobre seus produtos ou serviços.
8) Associações
Se você ainda vai um passo além e sua estratégia inclui acesso VIP para usuários específicos, através do seu site você pode criar uma seção de membros onde apenas usuários específicos têm acesso.
Essas associações podem ser gratuitas ou pagas. Depende dos seus objetivos e do que você quer alcançar com isso.
9) Ganhe dinheiro com seu site
Além de realizar vendas ou ter um site informativo sobre sua empresa, existem muitas maneiras de ganhar dinheiro com uma página da web, mas a mais simples e que a maioria das páginas usa é através da publicidade do Google ou oferecendo espaço publicitário.
Ou seja, nas diferentes seções do seu site você pode predefinir espaços nos quais pode colocar publicidade.
10) Crie uma seção de Blogs e aproveite ao máximo!
A melhor coisa sobre uma página da web é que você pode criar uma seção para blogs. Esta é uma seção onde você carrega regularmente conteúdo sobre tópicos específicos.
Você pode escrever regularmente tópicos interessantes sobre os quais seus clientes em potencial gostariam de saber. O melhor de tudo isso é que eles provavelmente acabarão contratando seus serviços.
Um site é uma ferramenta indispensável para negócios online e off-line. Cabe a você aproveitar todos os benefícios que a internet disponibiliza e aproveitar ao máximo sua página para que ela não seja apenas uma “decoração da web”, mas sim uma ferramenta de vendas que atraia e converta visitantes em clientes.