BBB 20: Aprenda como a PNL ajuda os campeões do reality show


© Divulgação/ TV Globo


No dia 21 de janeiro, a esperada vigésima edição do “Big Brother Brasil” começará. Como nas outras 19 edições, heróis e vilões surgirão para diversão de milhões de brasileiros que consomem o programa da TV Globo. Depois de quase duas décadas deste tipo de programa na televisão brasileira, os caminhos se tornam mais fáceis para chegar ao desejado prêmio.





Porém, mesmo com diversas estratégias que podem ser copiadas, não há como negar: equilíbrio emocional é essencial para permanecer no confinamento e suportar as provas e a convivência com outros estranhos.

Nesta próxima edição, a Globo informou, por meio de comunicado, que o grupo de participantes será formado por pessoas já conhecidas do grande público e por anônimos, como já é tradição. É provável que ex-participantes apareçam na casa, já que o programa comandado por Tiago Leifert quer homenagear os 20 anos do BBB no Brasil.

E se lembrarmos na história do reality show, os grandes campeões foram aqueles que conseguiram ter mais equilíbrio emocional do que os demais. E é aí que a Programação Neurolinguística (PNL) entra na história deste texto.





Um dos campeões mais icônicos surgiu na edição 9. Maximiliano Porto, o Max, venceu a edição de 2009 e admite que a PNL o ajudou muito em suas estratégias. Ele conseguiu “ler” comportamento de seus oponentes através de uma palavra que você vai entender melhor abaixo e que você poderá usar na sua vida: rapport.

“Antes de entrar na casa, estudei PNL para entender mais o comportamento humano”, afirmou. Durante sua passagem no BBB, Max assumiu declaradamente a posição de jogador e foi criticado por isso por seus colegas de confinamento. Os próprios amigos questionavam sua conduta. Em um desses momentos, o artista plástico emparedou o amigo Ralf, para “testá-lo” na berlinda.

A PNL

Para entender o que é a PNL, é importante que você aprenda o significado de cada uma das palavras que compõe o termo.

> Programação: Trata dos padrões repetitivos de comportamento que você aprende e reproduz.

> Neuro: Está relacionado com o que se passa em sua mente.

> Linguística: Se refere tanto às palavras que você utiliza na sua comunicação quanto a sua linguagem corporal e como você a utiliza.

Lembra que eu escrevi que uma palavra foi importantíssima para Max vencer o “BBB 9”? Afinal, o que é rapport?

A palavra rapport vem do verbo francês rapporter, que traduzido significa “devolver ou trazer de volta”. Definido no dicionário como “relação compreensiva ou compreensão”, rapport trata de estabelecer uma conexão entre duas partes. Você sabe que estabeleceu uma conexão quando vivencia um sentimento genuíno de confiança e respeito com outra pessoa, quando se compromete confortavelmente com alguém, independente do quão diferentes vocês sejam, e quando sabe que está ouvindo e sendo ouvido.

“Benefícios essenciais para a convivência durante três meses, confinado do mundo, em situações emocionais extremas e ao lado de pessoas desconhecidas, certo? Eis a chave para ter uma ótima performance em um reality show. Você precisa fazer amigos, ter aliados para mover as peças como quiser”, diz Márcio Ogata, Mentor de Coragem e especialista em PNL e Hipnose.

Max foi, sem dúvidas, um dos maiores estrategistas da história do “Big Brother Brasil”. Acostumado a dar conselhos sobre o BBB para as pessoas, Max viu uma oportunidade em profissionalizar a ação. Ele se aprofundou mais na PNL e prestou, por um tempo, serviço de coaching para pessoas que têm o sonho de entrar no programa.