Nesta tarde, acontece a apuração dos desfiles na Sapucaí


© Brenno Carvalho/O Globo


Nesta quarta-feira (26), a partir das 16h15, começa a transmissão na Globo da apuração do desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Como todo ano, a leitura é realizada na Praça da Apoteose, na Marquês de Sapucaí. Apesar do desfile ter sido bem equilibrado, algumas escolas não saem da boca do povo e são as favoritas para o título, como Beija-Flor, Mangueira, Vila, Viradouro e Portela





VOCÊ VIU? Águia de Ouro ganha título inédito do Carnaval de SP em 2020

X-9 Paulistana é rebaixada no Carnaval de SP

No Carnaval, Alline Rosa incentiva o empoderamento feminino

Gracyanne Barbosa usa coleira com o nome de Belo

Neste ano de 2020, cada quesito foi avaliado por cinco jurados na avenida e a nota mais baixa e a mais alta serão descartadas no momento da apuração. No último ano, foram somente quatro julgadores para cada quesito, e somente a menor nota foi descartada.

No total, o corpo de julgadores que avaliou todas as escolas de samba no desfile foi composto por 45 jurados, com notas dadas entre 9 e 10, fracionadas por décimos. Os quesitos em avaliação são: alegorias e adereços, bateria, comissão de frente, enredo, evolução, fantasias, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira e samba-enredo.

Além da campeã do Grupo Especial, serão apuradas as notas da Série A. As duas últimas colocadas caem para a Série A em 2021 e a campeã da Série A em 2020 se apresenta no Grupo Especial no próximo ano.