Saga Harry Potter completa 20 anos no Brasil


© WARNER BROS.


A saga de Harry Potter, o órfão de 11 anos que descobre ser um bruxo, chegava ao Brasil há duas décadas conquistando uma legião de fãs. “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, da autora britânica J.K. Rowling, deu o pontapé inicial na série de sete livros e filmes que contam a história do menino da Escola de Magia de Hogwarts.





VOCÊ VIU? Wanessa Camargo: “Aprendi ser professora dos meus filhos”

Diretora diz que Carminha merecia Spin-off

Ex-marido de Flayslane rebate Neymar: “Você me envergonha”

Deborah Secco afirma que amor pelo marido aumentou na quarentena

Atualmente, o país é o sétimo mercado de livros do bruxo, com mais de 5 milhões de cópias vendidas. Em todo o mundo são 450 milhões de livros vendidos, além do sucesso de bilheteria nos cinemas.

Confira a sinopse de cada filme:

  • Harry Potter e a Pedra Filosofal © WARNER BROS.

    Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)

    Harry Potter é um garoto de 10 anos que vive infeliz com seus tios, os Dursley. Até que recebe uma carta no seu aniversário com um convite para ingressar em Hogwarts, uma famosa escola especializada em formar bruxos.

    Inicialmente, Harry é impedido de ler a carta por seu tio Válter, mas logo ele recebe a visita de Hagrid, o guarda-caça de Hogwarts, que deseja levá-lo até a escola.

    A partir de então Harry passa a conhecer um mundo mágico que jamais imaginava, vivendo as mais diversas aventuras com seus novos amigos, Rony Weasley e Hermione Granger.

  • Harry Potter e a Câmara Secreta © WARNER BROS.

    Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)

    De férias na casa de seus tios Dursley, Harry Potter recebe a inesperada visita de Dobby, um elfo doméstico, que veio avisá-lo para não retornar à Escola de Magia de Hogwarts, pois lá ele correrá perigo.

    Harry não lhe dá ouvidos e decide retornar aos estudos, enfrentando um 2º ano recheado de novidades. Uma delas é a contratação do novo Professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Gilderoy Lockhart, que é considerado um grande galã e não perde uma oportunidade de fazer marketing pessoal.

    Porém, o aviso de Dobby se confirma e logo toda Hogwarts está envolvida em um mistério.

  • Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban © WARNER BROS.

    Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)

    O 3º ano de ensino na Escola de Magia de Hogwarts se aproxima. Porém, um grande perigo ronda a escola: o assassino Sirius Black fugiu da prisão de Azkaban, considerada como à prova de fugas.

    Para proteger a escola são enviados os Dementadores, estranhos seres que sugam a energia vital de quem se aproxima, que tanto podem defender como piorar ainda mais a situação.

  • Harry Potter e o Cálice de Fogo © WARNER BROS.

    Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)

    Em seu 4º ano em Hogwarts, Harry Potter é selecionado para participar do Torneio Tribruxo, uma competição internacional em que precisará enfrentar alunos mais velhos e experientes.

    Além disso, a aparição da marca negra de Voldemort ao término da Copa do Mundo de Quadribol põe a comunidade de bruxos em pânico, já que sinaliza que o temido bruxo está prestes a retornar.

  • Harry Potter e a Ordem da Fênix © WARNER BROS.

    Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007)

    Harry Potter retorna à Escola de Magia para cursar o 5º ano letivo. Logo, ele descobre que boa parte da comunidade bruxa foi levada a acreditar que o retorno de Voldemort foi uma mentira, o que põe sua credibilidade em dúvida.

    Além disso, o Ministro da Magia Cornélio Fudge impõe à escola a presença de Dolores Umbridge, que se torna a nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas. Acontece que as aulas de Umbridge, apesar de aprovadas pelo ministério, abrangem apenas temas amenos, deixando os alunos despreparados para os perigos dos dias atuais.

    Incentivado por seus amigos Rony e Hermione, Harry decide se encontrar em segredo com um grupo de estudantes, visando a prática de magia. O grupo se autodenomina como a “Armada de Dumbledore”, mas logo passa a ser vista como uma ameaça ao próprio Ministério da Magia.

  • Harry Potter e o Enigma do Príncipe © WARNER BROS.

    Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009)

    Lorde Voldemort é uma ameaça real, tanto para o mundo dos bruxos quanto o dos trouxas. Harry Potter suspeita que o perigo esteja dentro da Escola de Artes e Bruxaria de Hogwarts, mas Alvo Dumbledore está mais preocupado em prepará-lo para o confronto final com o Lorde das Trevas.

    Dumbledore convida seu colega Horácio Slughorn para ser o novo professor de Poções, já que Severo Snape, enfim, alcançou o sonho de ministrar as aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas.

    Paralelamente, Harry começa a ter um interesse cada vez maior por Gina Weasley, irmã de seu melhor amigo Rony, que também é alvo de interesse de Dino Thomas.

  • Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1 © WARNER BROS.

    Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1 (2010)

    Prestes a completar 17 anos, Harry Potter precisa ser transportado da casa dos seus tios, os Dursley, até um local seguro. Lorde Voldemort e seus comensais da morte sabem que a transferência está prestes a acontecer e aguardam sua realização para atacar.

    Para que ela ocorra, vários amigos de Harry tomam a Poção Polissuco e assumem a forma física dele. A intenção é despistar Voldemort sobre quem é o Harry verdadeiro, de forma que ele possa chegar seguro à Toca, casa dos Weasley.

    A missão é bem-sucedida, mas logo a situação se torna ainda mais perigosa. O Ministro da Magia Rufus Scrimgeour é morto e, em seu lugar, assume um dos asseclas de Voldemort. Harry e seus amigos passam a ser caçados impiedosamente, obrigando que ele, Rony e Hermione fujam.

    Precisando mudar constantemente de lugar, eles elaboram um plano para encontrar e destruir as horcruxes, que podem eliminar Voldemort de uma vez por todas.

  • Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 © WARNER BROS.

    Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 (2011)

    Harry Potter, Rony e Hermione seguem à procura das horcruxes. O objetivo do trio é encontrá-las e, em seguida, destruí-las, para eliminar lorde Voldemort.

    Com a ajuda do duende Grampo, eles entram no banco Gringotes e invadem o cofre de Bellatrix Lestrange. De lá, retornam ao castelo de Hogwarts, onde precisam encontrar mais uma horcrux.

    Paralelamente, Voldemort prepara o ataque definitivo ao Harry e ao castelo.