Taís Araújo detona coleção de grife: “Escravidão não é pop”


  • © TV Globo
  • © TV Globo
  • © TV Globo
  • © Twitter
  • © Divulgação/TV Globo
  • © Dilson Silva/ AgNews
  • © Felipe Panfili/Divulgação
  • © Instagram


Taís Araújo detonou a nova coleção da grife carioca Maria Filó nesta sexta-feira (14). A atriz criticou uma das peças lançadas pela marca que retrata a escravidão de negros. A esposa de Lázaro Ramos afirmou que a roupa inspirada em uma das obras do pintor francês Jean-Baptiste Debret não pode ser comercializada.

VOCÊ VIU? Após polêmica, modelo plus size recusa convite para nu

“A escravidão não pode virar ‘pop’, não pode ser vendida como uma peça de moda. A moda nos representa, nos posiciona, nos empodera, comunica quem somos. Não se pode fazer dela uma vitrine de uma história da qual devemos nos envergonhar”, desabafou em seu perfil na rede social.

A estrela da TV Globo lembrou que os negros têm uma história muito sofrida e elogiou a postura da servidora pública Tâmara Isaac que fez a primeira denúncia sobre o tema.

“Já contaram nossa história de maneira distorcida. Esse (nosso) povo, na verdade, construiu esse país e merece respeito na nossa época! Precisamos reconhecer o nosso valor. São atitudes como essa da Tâmara Isaac, que trouxe luz ao assunto das estampas, que me deixam a cada dia mais certa de que estamos no caminho. De nos encorajar com amor, nos abraçar e defender nossas ideias, nossos direitos e nossa história”, afirmou.

Eleita mulher brasileira mais admirada e influente entre os jovens brasileiro, a gata questionou a real intenção do famoso pintor ao criar o quadro e ressaltou que a obra não deve sair do museu.

“Há quem defenda que Debret na verdade fazia uma denúncia, mas é também provável que Debret nunca tenha tido esse objetivo, flertando com o estranhamento dos horrores causados pela escravidão nesse nosso mundo novo. Acho que, em 2016, os quadros de Debret devem ser mantidos em museus, retratados em livros, e não estampados como se fora uma homenagem”, finalizou.



Close sidebar