Joaquim Lopes conta que parou de fumar depois de 15 anos


© Divulgação/TV Globo


Nesta última quarta-feira (27), o ator Joaquim Lopes publicou um vídeo no Instagram onde conta que parou de fumar após 15 anos de tabagismo. Na publicação, ele faz referência ao Dia Mundial Sem Tabaco, que será celebrado no próximo domingo (31), com o intuito de inspirar outras pessoas também.





VOCÊ VIU? Zeca Camargo se pronuncia sobre saída da Globo: “Gratidão”

Rafa Kalimann é a nova contratada da Globo: “Pedi a Deus”

Malvino Salvador e Kyra Gracie anunciam gravidez

Ana Paula Siebert revela que perdeu 8kg desde o parto

“Dia 31 de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco e eu resolvi falar sobre isso porque eu consegui parar de fumar depois de 15 anos. Eu escolhi parar, na verdade”, explicou o ator.

Segundo Joaquim, o atual momento com a pandemia do coronavírus e isolamento social, tem causado um sentimento de reflexão e de preocupação na forma como as pessoas estão passando por tudo isso. E essa foi uma das razões para abrir esse debate e tentar ajudar mais pessoas.

“Nesses últimos meses eu tenho pensado muito em como a gente vai sair dessa pandemia em termos de saúde, de cabeça, de comportamento. Quero ouvir a história de vocês também. Mandem pra mim um texto, um vídeo, um áudio contando a história de vocês, pra gente abrir esse diálogo. Quem sabe assim, a gente consiga ajudar pessoas que estão passando pela mesma situação e mostrar que não é um bicho de sete cabeças. É difícil? É. Mas também pode ser fácil. Então vamos conversar sobre isso, sem tabu, sem reserva. Estou aqui abrindo esse espaço para que a gente ajude a melhorar a vida de todo mundo”, ressaltou.



A Organização Mundial da Saúde aponta que o cigarro mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, sendo 7 milhões de mortes diretas e cerca de 1,2 milhão por exposição à fumaça do cigarro (fumo passivo). Ainda de acordo com a OMS, aproximadamente 80% dos mais de um bilhão de fumantes do mundo vivem em países de baixa e média renda, o que contribui ainda mais para as doenças e mortes causadas pelo tabagismo.



Em 2019, a OMS apontou o Brasil como um dos primeiros países do mundo a alcançar o mais alto nível das seis medidas de controle do tabaco preconizadas pelo órgão.

Ver essa foto no Instagram

Faala galera, como estão por ai? Nessa fase de isolamento estamos todos mais tempo com a família, tem os perigos do vírus, os amigos volta e meia perguntam sobre como foi e o que eu fiz pra parar de fumar. Bom, eu, parei. Foi fácil… não foi. Quase desisti algumas vezes e depois de 15 anos fumando, parei! Então acho que já dá pra falar sobre isso e ajudar mais gente, tirar dúvidas e tal, contar um pouco como foi comigo. Dia 31/05 é o Dia Mundial do Combate ao Fumo, então eu queria participar disso, eu faço parte disso! Vou abrir meu perfil nos stories pra perguntas de quem quer parar de fumar e eu vou respondendo vcs por lá blz? Vamos falar mais sobre esse assunto. Quebrar uns tabus! Aliás, lembrou de alguém? Tagueia ele aqui nos comentários, vamos botar mais gente na conversa. Também quero ouvir de você. Parou? Teve recaída? Parou de vez? Como foi? Me manda seu depoimento, grava um video ou um áudio e me manda no direct. Quero saber. Bora mostrar que é possível e que vale a pena parar de fumar! Espero vcs, tamo junto!! Um beijo, fiquem com Deus e muita saúde! 💙🙏🏽🙌🏼🍃☀️🏹🔥

Uma publicação compartilhada por Joaquim Lopes (@lopesjoca) em