O quinto Beatle: George Martin morre aos 90 anos


© Divulgação


O “toque de midas” dos Beatles morreu. George Martin, 90, faleceu na terça-feira (8), em sua casa em Coleshill, na Inglaterra.

O produtor musical faleceu, segundo a família, “em paz”. Estavam com ele a esposa Judy e seus quatro filhos.

A morte de Martin foi anunciada nesta quarta-feira (9) por Ringo Starr, em sua conta no Twitter.

“George fará falta. Obrigado por todo seu amor e gentileza, George. Paz e amor”, escreveu o ex-baterista da banda de Liverpool.

Paul McCartney também se manifestou, em seu site oficial: “Estou muito triste com a notícia do falecimento do querido George Martin. Eu tenho tantas memórias maravilhosas deste grande homem que vai ficar comigo para sempre. Ele era um verdadeiro cavalheiro e como um segundo pai para mim. Ele guiou a carreira dos Beatles com tal habilidade e bom humor que se tornou um verdadeiro amigo para mim e minha família”.

Martin ficou conhecido como o “quinto Beatle”. Afinal, existiu uma banda antes e depois de encontrar o produtor pelo caminho.

Até 1962, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr haviam sido rejeitados por diversas gravadoras. O empresário da banda, Brian Epstein, mostrou uma fita do quarteto para Martin.

“Eles eram estridentes e não muito afinados. Definitivamente eles não eram muito bons”, contou anos depois de trabalhar com o grupo.

Para o produtor, a personalidade de Lennon, McCartney, Harrison e Starr eram mais impressionantes do que as músicas.

Bom, o resto é história que todos conhecem: os Beatles estouraram no mundo todo e a parceria entre o quinteto foi mais do que acertada. Martin, com sua formação clássica, conseguiu enxergar além das letras fantásticas da dupla Lennon-McCartney. Nos oito anos que trabalharam juntos, os Beatles saíram do rock n1roll básico, quase juvenil, para um amadurecimento técnico e musical, refletido principalmente nas experimentações de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”.

Com o fim dos Beatles, em 1970, George Martin seguiu sua carreira e ajudou muitas bandas e artistas. Rolling Stones, Dire Straits e Elton John foram alguns nomes de peso que trabalharam com o produtor.



Close sidebar