Quem pode fazer implantodontia? Confira quais as recomendações para quem deseja realizar implantes, como funciona o procedimento e cuidados necessários da implantodontia!
A Implantodontia é uma especialidade da Odontologia que se preocupa com a reabilitação protética de pacientes que tiveram perda de dentes ou parte deles. Esta especialidade se baseia na colocação de implantes dentários, que são próteses artificiais que substituem os dentes naturais perdidos.
Esse é um procedimento considerado importante para a saúde bucal, pois permite que o paciente possa comer, falar e sorrir sem dificuldades. Além disso, permite que o paciente recupere a autoestima e a qualidade de vida, pois os implantes dentários são muito resistentes e duráveis.
Conteúdo do artigo
Quem pode fazer implantodontia?
A Implantodontia é indicada para pacientes que apresentam algum tipo de perda óssea, para aqueles que possuem dentes não recuperáveis, além de pacientes que desejam substituir dentes perdidos ou ausentes. O implante dentário também é frequentemente usado para estabilizar próteses dentárias fixas ou móveis que não são satisfatórias.
Como funciona o procedimento de implantodontia?
O procedimento de Implantodontia é um dos tratamentos mais modernos e eficazes para a substituição de dentes perdidos. Consiste na colocação de implantes dentários artificiais no maxilar, que são fixados na mandíbula.
Os implantes são feitos de titânio, que é um material biocompatível que se funde às estruturas ósseas. Uma vez que os implantes são colocados, eles são usados para conectar próteses dentárias, como próteses dentárias removíveis e próteses fixas.
O procedimento de Implantodontia envolve várias etapas para garantir que o implante seja colocado com segurança e corretamente. Primeiro, o cirurgião-dentista realiza um exame detalhado da área óssea onde o implante será colocado.
Em seguida, o cirurgião-dentista faz um buraco na área óssea para receber o implante e preencher a área com enxerto ósseo. O implante é então colocado e a área é coberta com um enxerto de tecido gengival. Após a colocação do implante, o paciente deve ter cuidados especiais para ajudar na cicatrização.
Após a colocação do implante, o cirurgião-dentista conectará a prótese dentária ao implante. Uma vez que a prótese dentária é colocada, o paciente poderá usar os dentes artificiais para comer, sorrir e falar normalmente. O procedimento de Implantodontia pode oferecer aos pacientes um sorriso saudável, natural e duradouro.
O tempo necessário para a aplicação de um implante dentário depende de vários fatores, como o estado de saúde do paciente, o tamanho e a localização do implante, etc. Em geral, o procedimento leva de 30 minutos a 3 horas. O paciente também precisará de várias visitas ao dentista antes e depois da colocação do implante para preparação e acompanhamento.
Quais as recomendações após realizar o implante?
Após a realização da implantodontia, o paciente deve se atentar aos cuidados necessárias para ter uma cicatrização segura e boa aceitação do implante, os quais envolvem:
1. Seguir as instruções do seu dentista quanto à higiene bucal;
2. Realizar visitas regulares ao dentista para verificar o estado do implante;
3. Escovar os dentes com uma escova macia e usar fio dental de forma adequada;
4. Evitar alimentos duros e/ou muito quentes;
5. Não fumar durante o período indicado;
6. Não usar produtos abrasivos para escovar os dentes;
7. Não usar dentaduras postiças que não se ajustem bem;
8. Usar irrigador bucal após as refeições, se indicado pelo seu dentista;
9. Evitar bebidas e alimentos com alto teor de ácido durante o período indicado;
10. Evitar alimentos açucarados durante o período indicado;
11. Usar enxaguante bucal específico para implantes, se indicado pelo seu dentista.
Quanto custa a realização de um implante dentário?
O custo de um implante dentário varia dependendo do procedimento a ser realizado, bem como do local onde é aplicado. Normalmente, os custos para a realização de um implante dentário podem variar de R $2.000 a R $4.500.
Um implante dentário é caro porque exige que o dentista realize vários procedimentos para garantir que o implante seja posicionado corretamente. Além disso, o procedimento também envolve a instalação de uma prótese especial, o que também contribui para o seu custo elevado.
Quais são os tipos de implantes dentários?
Os principais tipos de implantes dentários são:
1. Implantes de carga imediata: são implantes que podem ser carregados após a colocação, o que significa que o paciente não precisa esperar para usar seus dentes restaurados.
2. Implantes de carga diferida: são implantes que precisam ser carregados com uma aba protética após a cicatrização.
3. Implantes de pilar único: são implantes que são inseridos diretamente no osso e são usados para suportar uma prótese única.
4. Implantes de pilar múltiplo: são implantes que são inseridos no osso e usados para suportar várias próteses.
5. Implantes de enxerto ósseo: são implantes usados para aumentar ou reparar osso antes da colocação do implante dentário.
O tipo de implante dentário indicado depende de vários fatores, incluindo o estado da estrutura óssea, o tamanho e forma dos dentes naturais, o tipo de restauração desejada e as expectativas do paciente.
O profissional que indicará o melhor tipo de implante é o cirurgião-dentista especialista. Ele irá avaliar todos os fatores e decidir qual é a melhor opção para o paciente.
Quanto tempo dura um implante dentário?
Um implante dentário dura em média 10 a 15 anos, com cuidados adequados da implantodontia. No entanto, com o tempo, o implante pode precisar de reparos ou atualizações, como a substituição de parafusos e componentes.
O tempo de vida útil de um implante dependerá de fatores como a saúde bucal do paciente, a qualidade do implante e a frequência de controles dentários regulares.
Vale a pena colocar implantes dentários?
Sim, vale a pena colocar implantes dentários por vários motivos. Primeiro, eles podem ajudar a restaurar o sorriso e a autoestima de uma pessoa, especialmente aqueles que tiveram que remover dentes devido a doença, trauma ou outros problemas.
Além disso, eles podem melhorar a função mastigatória, ajudar a preservar os ossos da mandíbula e prevenir a decomposição óssea. Eles também podem ajudar a prevenir problemas como deslocamento e desequilíbrio na boca.
Por fim, os implantes dentários são mais duradouros e estáveis do que as dentaduras e próteses dentárias.