70 anos da TV: “Roda Viva” entrevista Boni nesta segunda (14)


© Divulgação/TV Cultura


Nesta segunda-feira (14), a partir das 22h, o “Roda Viva” entrevista José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Esta é mais uma entrevista da série que marca os 70 anos da televisão no Brasil e os 34 anos do “Roda Viva”. Comandado por Vera Magalhães, o programa vai ao ar na TV Cultura, ao vivo.





VOCÊ VIU? Confira famosos que já se envolveram com esportistas

Covid-19: Parrerito, do Trio Parada Dura, morre aos 67 anos

Demi Lovato compra mansão luxuosa por R$ 37 mi em LA

Relembre famosos que começaram a carreira artística no rádio

Boni reinventou a televisão no Brasil e participou da transformação da Rede Globo na emissora que tem programas exibidos em mais de 100 países. Com uma trajetória única nos meios de comunicação no Brasil, ele começou no rádio e na televisão ainda menino. Teve mestres como Dias Gomes, Cassiano Gabus Mendes, Manoel da Nóbrega, Roberto Corte Real e muitos outros criadores de programas de sucesso em emissoras como a Rádio Roquete Pinto, TV Tupi, TV Excelsior, TV Paulista e TV Globo.

Nesta trajetória, também passou por outros setores. Aos 20 anos, Boni já era chefe do Departamento de Rádio e Televisão de uma grande agência de publicidade. Pouco depois, foi diretor da gravadora RGE, onde lançou discos de inúmeros cantores, cantoras e compositores brasileiros, de Maysa a Chico Buarque.

Na TV Rio, conheceu Walter Clark que, em 1967, o levou para a Globo. Estava formada a dupla que iria revolucionar a televisão brasileira. O primeiro passo neste sentido foi o lançamento do “Jornal Nacional”, em 1969, o primeiro programa transmitido para todo país, ao vivo, graças à inauguração, naquele ano, do novo sistema de micro-ondas.



Na Globo, Boni e Clark implantaram o conceito de grade, com um programa alavancando o seguinte, de acordo com o horário e a faixa de público. Para o horário nobre, foram lançadas três novelas, intercaladas pelo “Jornal Nacional”. A teledramaturgia idealizada pela dupla levou para a emissora os grandes nomes da televisão, incluindo autores, atores e atrizes como Dias Gomes, Janet Clair, Daniel Filho, Lima Duarte, Regina Duarte, Tarcísio Meira e Glória Meneses, além de muitos outros.



Com uma trajetória de mais de 30 anos na Globo, Boni foi superintendente de produção de programação e, mais tarde, vice-presidente de operações. Em 2001, assumiu as funções de consultor e, em 2003, fundou sua própria emissora, a TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo, no Vale do Paraíba.

O “Roda Viva” conta com uma bancada de entrevistadores formada por Zeca Camargo, jornalista e Diretor de Produção da Band; Maria Adelaide Amaral, escritora; Joyce Pascowitch, jornalista e diretora das revistas Poder e J. P. e do site Glamurama; Tonico Ferreira, ex-repórter da TV Globo; e Roberto Muylaert, jornalista, escritor e ex-presidente da TV Cultura. O programa tem ainda a participação remota do cartunista Paulo Caruso.