Record se engana e anuncia falsa explosão com mortes em SP


© RecordTV


Nesta terça-feira (19), o “Fala Brasil”, da Record, deu uma verdadeira barrigada – notícia equivocada na linguagem do jornalismo – ao vivo. O programa noticiou uma explosão no shopping Tamboré, em Barueri, na Grande São Paulo. No entanto, tudo não passou de uma simulação de incêndio que ocorria no local.

Com imagens do comandante Uan Hamilton pelo helicóptero, Mariana Godoy e Sérgio Aguiar, âncoras da atração, informaram os telespectadores acerca da ‘tragédia’, que teria, inclusive, vítimas.

VEJA TAMBÉM: Fazenda: Tati Quebra Barraco alfineta Anitta e faz revelação

Juju Oliveira se irrita com falta de doações dos fãs e ameaça sumir da web

Ana Paula Arósio viveu tragédia com ex; veja famosos que perderam parceiros

“A princípio seria uma explosão na parte de um gerador. Essa ambulância acabou de chegar. Uma vítima já está sendo colocada. Vítimas com ferimentos na parte do rosto. O fato é que há pelo menos sete pessoas feridas nessa grave ocorrência”, detalhou o piloto.

Já Mariana especulou que se tratariam de funcionários do local, uma vez que o shopping ainda não estava aberto ao público naquele horário, pouco antes das nove da manhã. “São trabalhadores do shopping. Nesse horário, faltando dez minutos para nove horas da manhã, ainda não está aberto o comércio para o público em geral. Então, são trabalhadores do shopping, que estavam nesse subsolo. E são esses trabalhadores que ficaram feridos.”

Hamilton, por sua vez, voltou a reiterar o número de vítimas da suposta explosão. “Confirmado aí sete vítimas. A gente acompanhou pelo menos quatro vítimas saindo. São trabalhadores, eles foram posicionados aqui no estacionamento. Neste momento, todo o shopping foi evacuado. Pelo menos quatro nós já acompanhamos que seguiram em direção aos hospitais aqui da região oeste de São Paulo. Lembrando: há pelo menos sete vítimas. Pode ser, inclusive, que a estrutura tenha sido danificada, viu, Mariana? Eles podem ter que fazer o trabalho de remoção dessas vítimas debaixo de escombros”, sugeriu.

Depois de alguns minutos explorando o tema e prometendo mais informações durante todo o noticiário, porém, o “Fala Brasil” voltou do intervalo sem informações a respeito do caso. Algum tempo depois, contudo, Sérgio Aguiar retomou o tema e revelou que tudo se tratava, na verdade, de uma simulação de incêndio. Mesmo assim, os jornalistas não se desculparam com o público.

“Uma correção sobre o episódio em um shopping da Grande São Paulo. As imagens que nós vimos, na verdade, não são de uma explosão. O shopping está fazendo neste momento uma prevenção de incêndio com treinamento de funcionários”, desconversou.

No Twitter, claro, os internautas não perdoaram. “Não estou acreditando que a Record deixou todo mundo desesperado com uma falsa explosão”, criticou um usuário da rede social. “Mentira que a Record nem confirmou a informação antes de fazer todo esse sensacionalismo”, alfinetou outro. Já um terceiro ironizou: “Record espalhando fake news”.



Close sidebar